Agenda Gotsch

“SE EXISTE UM FUTURO PARA A HUMANIDADE, NELE TEM QUE HAVER FLORESTA” – entrevista com Fernando Rebello (CEPEAS)

* In Portuguese only. If you want to see the video below subtitled and have some time to help us out, we would appreciate it 🙂

Em setembro de 2019 estive em Goiás/Brasil e aproveitei a oportunidade para conversar com o Fernando Rebello, agricultor sintrópico, biólogo e fundador do CEPEAS – Centro de Pesquisa em Agricultura Sintrópica.

Em pleno Cerrado – um bioma que enfrenta as investidas do agronegócio, do fogo criminoso e também das interpretações parciais sobre a sua dinâmica – Fernando Rebello fala sobre as estratégias que tem testado de recuperação de áreas degradas aliadas ao cultivo de grãos e frutos. Ao aplicar os conceitos da agricultura sintrópica, em sistemas de plantio desenhados por Ernst Götsch, F. Rebello demonstra que precisamos plantar floresta para plantar grão, em uma tendência absolutamente oposta ao avanço da fronteira agrícola que desmata para produzir commodities.

“AQUI ESTAMOS PLANTANDO FLORESTA PARA PLANTAR GRÃO”-F. Rebello

Além da implantação de áreas demonstrativas destinadas à pesquisa, cujos relatos você já viu aqui no nosso site, F. Rebello também atua no combate aos incêndios em áreas de preservação da região. Nesta conversa surgem importantes dados que nos ajudam a questionar sobre qual fogo é realmente natural no Cerrado e também sugerem uma outra interpretação para as pesquisas que costumam relacionar a presença do fogo com o aumento de biodiversidade.

Essas e outras reflexões, todas baseadas em muita experiência profissional e pessoal, é o que você pode assistir agora!

Felipe Pasini

Add comment

Stay informed